« O HOMEM ITALIANO...EU ADORO VOAR »

“O PAÍS QUE SONHO DE VIVER”

Post n°23 pubblicato il 10 Febbraio 2008 da Graciene

Dedico a todos vocês ,esse tema feito por minha filha Vanessa na
idade de 13 anos.

Foi um tema de prova de admissão, eu me emocionei muito e até mandei para o
jornal da minha cidade.

O tema foi publicado com sucesso e foi registrado no Brasil e na Itália, quem
sabe um dia ela será escritora?





Nunca pensei que um país pudesse ter uma alma, alguma coisa tão grande que te
complementa e que faz parte de você, tendo a cada dia mais forte um desesperado
desejo de Regresso.



Quando essa alma vive dentro de você, è como ter um animal feroz que rói o teu
estômago e a cada teu movimento, a cada teu pensamento, difunde uma sensação
incrível, ao mesmo tempo tão doce, mas que congela as tuas veias.



E você vive se perguntando o que è?

O que è essa dor melancólica que chega juntamente com um sorriso te deixando
triste, mas com uma angustiada felicidade? Bloqueando teus passos, onde esteja,
em casa, no cinema, na montanha, pelas ruas… e ficamos ai parados como se um
fantasma, por um instante, transportasse a nossa essência no infinito.



Às vezes è causado por um perfume, uma musica, das tuas lembranças que vivem no
dia-a-dia; e quando acontece você fica ali extasiado, esperando que termine.



È exatamente como ficar sozinhos, estupidamente e inconscientemente sozinhos...

Mesmo estando em companhia.



Depois essa sensação desaparece e você perdido, abre os olhos esperando que
aconteça novamente, mas aquele animal feroz que vive dentro de você já esta
dormindo, e uma lágrima cai.

Passa alguns segundos para que eu possa entender onde estou, Itália ou Brasil?

Olho ao meu redor e com imensa desconsolação vejo que estou na Itália.



Eu vivo assim… e esse è o Brasil.

Uma alma quente que me enlouquece quando estou distante e me consola quando
estou lá, e que vive dentro de mim.



O Brasil è uma cor, uma musica, onde até mesmo os mendigos zombam do destino,
ignorando a situação na qual vivem.




 



Todo
dia è dia de festa e as casas se enchem de amigos… sempre, mesmo que seja
segunda-feira, dia de trabalho.



Ninguém fica se preocupando se a comida è requintada, o importante è a
companhia, a alegria; basta um pouco de cerveja, carne na brasa, suco de fruta
para as crianças e esquecer da dura jornada de trabalho, e se vive dia a dia,
como se fosse sempre o ultimo.



Sempre recebidos com um forte e quente abraço em todos os aspectos de harmonia,
simplicidade e nobre hospitalidade.





Mas a coisa fantástica è que tudo isso acontece em famílias ricas e também
pobres, sem nenhuma diferença de hospitalidade.

O Brasil com seus imensos braços aconchega essa maravilhosa sociedade, sempre
crescente, do mais pobre ao mais rico.



Para os brasileiros a nação è muito importante, existe um grande patriotismo e
principalmente muita esperança.



Eu vi pessoas sem pernas, em cima de uma espécie de skate, nos sinaleiros,
pedindo esmolas entre os carros de ricos e pobres, com as mãos para o alto e
com um sorriso, e quando aquela esplendente

luz verde se acendia novamente, eles voltavam para a calçada, sem nunca perder
a força de vontade de continuar.



È assim também que se vive no Brasil, entre ricos e pobres, mas quando pelas
ruas se encontra um carrinho de água de coco, ninguém resiste àquela simples e
humilde frescura, e se encontram ali, naquele momento, ricos e pobres, juntos,
sem nenhuma distinção.



Eu gostaria de viver em Goiânia, cidade de minha mãe e de minha família,
gostaria de ficar lá, para não ter que viver aqui em meio a tantos
preconceitos, usando máscaras sobre máscaras e mais máscaras de personalidade.



Os
brasileiros são pela maioria católicos e têm muita fé em Deus; è verdade porem
que existe muita violência e muitos perigos, mas quando debaixo de uma
mangueira você morde aquela doce fruta vagabundeando em meio a tantas cores e
perfumes, você esquece da violência.



Eu sou assim, profundamente dividida entre duas realidades que me oprimem de
contínuo, sem nunca conseguir encontrar uma regra, um equilíbrio; assim como no
Brasil… pobres que imploram os ricos e ricos que desprezam os pobres, sem
estabilidade.



Muitas vezes, após esse meu habitual devaneio, fico calada por alguns minutos
continuando a procurar o meu equilíbrio… inutilmente; mas me pergunto assim
mesmo o que seja essa dor tão grande e extraordinariamente doce como uma fruta
e ao mesmo tempo tão acida.



E quando volto pra casa e me lavo com um sabonete comprado no Brasil, sinto
repentinamente um terrível vazio dentro de mim e entendo, somente nesses
momentos, que essa agonizante dor se chama “SAUDADE”, e que mesmo me fazendo
sofrer tanto, me faz viver com o Brasil no coração.







VANESSA
GIULIANA MARCELLA BERNI

ITALIA – JUNHO DE 2002

TEMA ESCOLAR – PROVA DE EXAME DE ADMISSÃO

Texto Registrado em Goiânia – GO e Parma - Itália

® Direitos Autorais Reservados

 
Condividi e segnala Condividi e segnala - permalink - Segnala abuso
 
Vai alla Home Page del blog
 
 

Tag

 

FACEBOOK

 
 
Citazioni nei Blog Amici: 1
 

Ultime visite al Blog

thaisdutraalexrizzo1975OscarDusovittorio_bellucciovalestream84qaqcjunior91anabel15Cuoco1970romano.74mark187rodrigodeantoniMMCAOgiordy23abumitz
 

Chi può scrivere sul blog

Solo i membri di questo Blog possono pubblicare messaggi e tutti possono pubblicare commenti.
I messaggi e i commenti sono moderati dall'autore del blog, verranno verificati e pubblicati a sua discrezione.
 
RSS (Really simple syndication) Feed Atom
 
 

Ultimi commenti

olá! Gostei do seu texto mas pareceu-me muito...
Inviato da: Veronica
il 28/06/2009 alle 07:29
 
Chorei em ler essas palavras, são as palavras que refletem...
Inviato da: JulianaNeves
il 19/06/2009 alle 11:47
 
Que broxante... e eu que tava louca para conseguir um...
Inviato da: Luiza
il 22/05/2009 alle 21:37
 
Adorei seus comentarios. Muito bem ditos. Moro nos Estados...
Inviato da: Adriana
il 20/05/2009 alle 22:27
 
Isso não é fofoca... é utilidade!!! SE vc não gosta de...
Inviato da: Sarha
il 19/04/2009 alle 01:02
 
 

Cerca in questo Blog

  Trova
 

Archivio messaggi

 
 << Aprile 2024 >> 
 
LuMaMeGiVeSaDo
 
1 2 3 4 5 6 7
8 9 10 11 12 13 14
15 16 17 18 19 20 21
22 23 24 25 26 27 28
29 30          
 
 
 
 

© Italiaonline S.p.A. 2024Direzione e coordinamento di Libero Acquisition S.á r.l.P. IVA 03970540963