« VIVER...Cavalhadas »

Luiz de Aquino - Rondò de menino pobre

Post n°6 pubblicato il 15 Ottobre 2006 da Graciene
 

immagine
uma homenagem ao meu escritor preferido, Luiz de Aquino.


Rondó de menino pobre








Era caldo de manga madura
correndo amarelo no peito pelado.
Era bola de meia no meio da rua
ou a tarde de sol na beira do córrego
– era assim que eu era criança.


Eram tardes inteiras fechado em casa,
a cara no meio da meia-janela,
vendo passar devagar pela tarde
boiadas inteiras de bois curraleiros
– era assim que eu era criança.


Era um tal de acordar muito cedo,
beber leite quente e pedir a bênção à mãe,
correr para a escola e dar a lição todinha de cor
ante a brabeza de Dona Vanda professora
– era assim que eu era criança.


E quando chegava o tempo das chuvas,
as ruas desnudas perdiam o pó e tudo era barro.
Eu fazia barquinhos de jornal e construía pontes
sobre os rios miúdos e torrentosos
– era assim que eu era criança.


Não havia televisão nem brinquedos eletrônicos,
astronauta era mentira de livro de ficção.


Nos tempos de mais calor, eu caçava vaga-lumes
na escuridão das noites de minha infância
– era assim que eu era criança.


Um dia, cresci depressa.
Criei barba, falei grosso, troquei as calças curtas
por roupas de gente grande.
A escolinha se acabou e aprendi contas maiores.
A língua mudou de jeito, diziam “rau ariú, um beijo,
ai loviú” – virei rapaz duma vez.


Não mais o cascalho das ruas, não mais.
Não mais a lama das chuvas,
futebol no meio da rua, coalhada antes de dormir.
Não mais brincadeira de pique, estilingue,
finca ou carrinho; não mais banhos de córrego
nem medo de chinelo velho – chantagem feito ameaça
dos pés para as mãos de mamãe.


Hoje, a barba grisalha e os filhos não mais crianças,
dói fundo no fundo do peito
a saudade do menino magricela
– era assim que eu era criança.

(do livro Sarau; Luiz de Aquino - Goiânia, 2003)


 
Condividi e segnala Condividi e segnala - permalink - Segnala abuso
 
Vai alla Home Page del blog
 
 

Tag

 

FACEBOOK

 
 
Citazioni nei Blog Amici: 1
 

Ultime visite al Blog

thaisdutraalexrizzo1975OscarDusovittorio_bellucciovalestream84qaqcjunior91anabel15Cuoco1970romano.74mark187rodrigodeantoniMMCAOgiordy23abumitz
 

Chi può scrivere sul blog

Solo i membri di questo Blog possono pubblicare messaggi e tutti possono pubblicare commenti.
I messaggi e i commenti sono moderati dall'autore del blog, verranno verificati e pubblicati a sua discrezione.
 
RSS (Really simple syndication) Feed Atom
 
 

Ultimi commenti

olá! Gostei do seu texto mas pareceu-me muito...
Inviato da: Veronica
il 28/06/2009 alle 07:29
 
Chorei em ler essas palavras, são as palavras que refletem...
Inviato da: JulianaNeves
il 19/06/2009 alle 11:47
 
Que broxante... e eu que tava louca para conseguir um...
Inviato da: Luiza
il 22/05/2009 alle 21:37
 
Adorei seus comentarios. Muito bem ditos. Moro nos Estados...
Inviato da: Adriana
il 20/05/2009 alle 22:27
 
Isso não é fofoca... é utilidade!!! SE vc não gosta de...
Inviato da: Sarha
il 19/04/2009 alle 01:02
 
 

Cerca in questo Blog

  Trova
 

Archivio messaggi

 
 << Aprile 2024 >> 
 
LuMaMeGiVeSaDo
 
1 2 3 4 5 6 7
8 9 10 11 12 13 14
15 16 17 18 19 20 21
22 23 24 25 26 27 28
29 30